Embarcadero acaba de anunciar o Delphi XE5, a grande novidade é o suporte a desenvolvimento para Android. Desde que se iniciou o desenvolvimento do FireMonkey o objetivo foi sempre permitir o desenvolvimento para outras plataformas além do Windows, o que começou com o suporte a Mac e iOS, e agora para Android.
O compilador ARM é baseado na arquitetura LLVM o qual facilitou a possibilidade de se ter o novo compilador Delphi para outras plataformas.
Nas últimas semanas foram publicados diversos artigos na internet sobre esta nova versão, mais precisamente comentando sobre a possibilidade de se compilar o mesmo código para iOS e Android. No mundo mobile a experiência do usuário é um dos fatores criticos para o sucesso da sua aplicação, assim sendo precisamos tomar cuidado com o design da aplicação e não achar que só pelo fato de se ter uma única tela para diferentes plataformas é a solução para se ter produtividade, longe disso.
Recentemente comentei aqui no blog sobre o Android Studio, IDE da Google para desenvolvimento Android, com o lançamento do Delphi XE5 os desenvolvedores ganham mais uma opção para o desenvolvimeto de aplicações para Android que traz uma abordagem diferente e com o “objetivo” de trazer maior produtividade através de um único código em desenvolvimento para iOS e Android.
Hoje podemos destacar os seguintes IDE para Android:
Android Studio (Google) – Java – FREE – http://developer.android.com/sdk/installing/studio.html
Eclipse + ADT plugin (Google) – Java – FREE – http://developer.android.com/tools/sdk/eclipse-adt.html
Xamarin Studio (Xamarin) – C# – COMERCIAL – http://xamarin.com/monoforandroid
Delphi XE5 (Embarcadero) – Pascal – COMERCIAL – http://www.embarcadero.com/products/delphi
Oxygene (RemObjects) – Pascal – COMERCIAL – http://www.remobjects.com/oxygene/
Entre outras novidades para Android estão um conjunto de funcionalidades que permite o deploy direto no emulador, debug da aplicação, suporte da RTL, componentes de acesso a dados, etc. Muito similar ao suporte para iOS. Além disso o suporte a iOS 7 através de estilos customizados.
Foram incorporados uma série de funcionalidades relacionadas ao acesso a serviços REST, como os componentes TRestClient, TRestRequest e TRestResponse, mecanismos de autenticação e ferramenta para debug que pode auxiliar durante o uso de desenvolvimento com REST.
Em resumo o foco é o desenvolvimento mobile, agora com o suporte a Android e a possibilidade de compartilhar o mesmo código utilizando o novo compilador ARM e FireMonkey.
É hora de testar e ver se o Delphi XE5 irá atender suas expectativas.
http://www.andreanolanusse.com/pt/delphi-xe5-android-anuncio-oficial/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
📌 Tela de Splash, Tela de Login e Tela Principal em Delphi: Aprendendo na Prática
No desenvolvimento de sistemas, a experiência do usuário começa muito antes de utilizar as principais funcionalidades do software. Elemen...

-
Usei muito esta função no Clipper e como não a encontrei no Delphi, recriei-a e estou publicando para compartilhar com a comunidade function...
-
Alterar as cores do título de um DBGrid em tempo execução dará mais vida ao seu programa e trará uma aparência mais profissional ao sistema....
-
No evento OnClique de um botão ou menu, etc., colocar o texto abaixo (supondo-se que você tenha setado a propriedade name do form como For...
Nenhum comentário:
Postar um comentário